quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Finalmente vi a verdadeira Roménia

Já estou na Roménia há mais de um mês e ainda não tinha visto nenhuma carroça...já estava a pensar que me tinham enganado, mas afinal não...Eu é que só tinha andado nas cidades mais desenvolvidas e na única auto-estrada da Roménia! Quem sai de Bucareste e vai pelas estradas nacionais encontra verdadeiras pérolas da cultura Romena!
1 - Existem várias carroças e de vários modelos que andam na estrada tranquilamente ao um ritmo alucinante de 20 km por hora! Deixo aqui os principais modelos para escolherem qual querem comprar!






2 - Para um romeno todos os sítios são bons para colocar o lixo (contentores para o lixo ou de reciclagem são uma anedota!)...uma estrada, um jardim, uma montanha ou atirar as garrafas de cerveja pelo vido do carro são actividades do dia-a-dia! Qualquer dia levo com uma garrafa!





3 - Nada melhor do que a montanha mais alta da Roménia (Fagaras) com uma paisagem natural lindíssima para transforma-la em parque de campismo selvagem romeno! São milhares de romenos que vão acampar com a família toda (pais, filhos, avós, tios, primos...) e ficam durante dois dias na montanha a comer, beber muita cerveja (bere) e aguardente (tuica) e a fazer fogueiras gigantes! Alias, eles acampam mesmo em todo lado...até nas bermas da estrada numa curva super apertada e perigosa, vê-se familias a acampar! Na área de maior concentração parecia que a montanha estava toda a arder devido à quantidade de fumo! Escusado será dizer que não há casas de banho, nem chuveiros, o rio quase não tem água e está mt sujo (a barragem corta o caudal todo de água do rio) e o lixo fica espalhado por TODO o lado :(




4 - A Roménia é que tem as estradas mais perigosas da Europa e quase do Mundo! Além de serem estradas nacionais só com duas faixas, passarem dentro de localidades, terem montes de curvas perigosas e apertadas, ainda têm romenos a conduzir! Posso dizer que até chegar á auto-estrada ninguém conseguiu dormir e que (até tenho vergonha de dizer) fomos ultrapassados por camiões-cisterna que transportavam gasolina numa estrada com apenas uma faixa de rodagem, sem luz, numa curva apertada e sem visibilidade (pior do que estrada do Marão)...estes romenos têm mesmo uma grande constelação de estrelas da sorte! Se o Aicep sabe, tira-nos logo o seguro!! E é perfeitamente normal camiões ultrapassarem outros camiões e andarem em contra-mão...o incrivel é que ninguem apita ou reclama quando isso acontece e qd se demora mais 1 segundo a arrancar no verde está a cidade toda a a apitar! Incrivel!



5 - Infelizmente vê-se milhares de cães abandonados em todo o lado...nas estradas, nas cidades e mesmo em Bucareste. Escusado será dizer que a maioria desses cães morre de fome ou atropelados nas estradas :( Senão fosse o facto de morar em apartamento e o Luis não gostar de cães...já tinha a casa cheia de cães!

Fui ao Hard Rock Cafe...in Bucharest :)

Após alguns fins-de-semana em Bucareste sem fazer nada de jeito, apenas sair à noite e dormir de dia, aproveitei o Domingo para ir passear no parque do lago Herestrau (o maior lago e jardim de Bucareste). Ainda não andei de barco no lago mas já me disseram que eles gostam de transformar os barcos em "carrinhos de choque" e andarem a bater nos barcos uns dos outros...actividade muito segura visto que não há nadador-salvador, nem coletes salva-vida no lago!! Realmente estes romenos são campeões na segurança!!!

Foi uma tarde de relax com um óptimo almoço no Hard Rock Cafe de Bucareste. Parecia que tinha saído da cidade....empregados simpáticos, atendimento rápido e comidinha óptima :)



sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Fim de semana em Mamaia

Após tanto tempo sem estar perto da praia, fomos passar o fim-de-semana à costa Romena no Mar Negro. Após alugarmos um dacia de 7 lugares, 4 horas de viagem na única auto-estrada da Roménia e cervejas acompanhadas com a música do Quim Barreiros lá chegamos à 1h da manhã a Mamaia, perto de Constanta. Ficamos acampados num parque de campismo a 10 metros da praia em que tinhamos a música dos bares de um lado e a música pimba das famílias romenas que estavam a acampar do outro!

Bem, o resumo do fim-de-semana foi: praia, sair à noite, praia, sair à noite...sempre acompanhados por house music nas alturas 24h por dia...ou seja, todos os bares tinham brutas colunas na rua e quando um fechava, o outro ao lado começava e até nas várias praias a música não parava. O Algarve é um menino comparado com este andamento! Escusado será dizer que dormir foi impossível (ainda estou a recuperar deste fim-de-semana destrutivo).

Descobrimos qual era o kit Romeno para a praia:

Romena: parte de baixo do bikini ou mesmo nada, maquilhagem de sair à noite, cabelo acabado de sair do cabeleireiro, sapato de tacão de agulha e óleo para fritar tipo batata frita.

Romeno: calções, colar de ouro, óculos de sol azeiteiros e cerveja na mão.


Fica aqui um vídeo da praia. O som é mesmo do bar da praia..e não está tão alto como ao vivo!!!