quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Finalmente vi a verdadeira Roménia

Já estou na Roménia há mais de um mês e ainda não tinha visto nenhuma carroça...já estava a pensar que me tinham enganado, mas afinal não...Eu é que só tinha andado nas cidades mais desenvolvidas e na única auto-estrada da Roménia! Quem sai de Bucareste e vai pelas estradas nacionais encontra verdadeiras pérolas da cultura Romena!
1 - Existem várias carroças e de vários modelos que andam na estrada tranquilamente ao um ritmo alucinante de 20 km por hora! Deixo aqui os principais modelos para escolherem qual querem comprar!






2 - Para um romeno todos os sítios são bons para colocar o lixo (contentores para o lixo ou de reciclagem são uma anedota!)...uma estrada, um jardim, uma montanha ou atirar as garrafas de cerveja pelo vido do carro são actividades do dia-a-dia! Qualquer dia levo com uma garrafa!





3 - Nada melhor do que a montanha mais alta da Roménia (Fagaras) com uma paisagem natural lindíssima para transforma-la em parque de campismo selvagem romeno! São milhares de romenos que vão acampar com a família toda (pais, filhos, avós, tios, primos...) e ficam durante dois dias na montanha a comer, beber muita cerveja (bere) e aguardente (tuica) e a fazer fogueiras gigantes! Alias, eles acampam mesmo em todo lado...até nas bermas da estrada numa curva super apertada e perigosa, vê-se familias a acampar! Na área de maior concentração parecia que a montanha estava toda a arder devido à quantidade de fumo! Escusado será dizer que não há casas de banho, nem chuveiros, o rio quase não tem água e está mt sujo (a barragem corta o caudal todo de água do rio) e o lixo fica espalhado por TODO o lado :(




4 - A Roménia é que tem as estradas mais perigosas da Europa e quase do Mundo! Além de serem estradas nacionais só com duas faixas, passarem dentro de localidades, terem montes de curvas perigosas e apertadas, ainda têm romenos a conduzir! Posso dizer que até chegar á auto-estrada ninguém conseguiu dormir e que (até tenho vergonha de dizer) fomos ultrapassados por camiões-cisterna que transportavam gasolina numa estrada com apenas uma faixa de rodagem, sem luz, numa curva apertada e sem visibilidade (pior do que estrada do Marão)...estes romenos têm mesmo uma grande constelação de estrelas da sorte! Se o Aicep sabe, tira-nos logo o seguro!! E é perfeitamente normal camiões ultrapassarem outros camiões e andarem em contra-mão...o incrivel é que ninguem apita ou reclama quando isso acontece e qd se demora mais 1 segundo a arrancar no verde está a cidade toda a a apitar! Incrivel!



5 - Infelizmente vê-se milhares de cães abandonados em todo o lado...nas estradas, nas cidades e mesmo em Bucareste. Escusado será dizer que a maioria desses cães morre de fome ou atropelados nas estradas :( Senão fosse o facto de morar em apartamento e o Luis não gostar de cães...já tinha a casa cheia de cães!

1 comentário:

undercash disse...

sim isto é a romania, agora carroça até eu em constanta na gara, ou seja no centro de cidade, vejo passar 15/dia.
moro la ha um ano alias.

é perfeitamente normal, e até lembrei me ver um agricultor num burro na segunda circular.. ;) é de notar que sao os ciganos só que usam carroça e que os mesmo sao levados por cavalos, e nao burros como era costume em portugal.,

estradas? pá perigosissimas, se bem q aprende-se a conduzir como eles. falta de civismo, camioes doidos. é de perguntar como um gajo num carro ligeiro consegue atrasar um pesado.. numa nacional perigosa ao possivel.. mas é assim mesmo ;)

Lixo? claro.. tb ha 20 anos em portugal n se reciclava mto certo?